quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Reciclando oléo usado!

Para que gosta de artesanato é praticamente impossível não recliclar alguma coisa, achei na revista semanal Ana Maria um site q ensina a fazer sabão de óleo de cozinha usado, achei super interessante e eis ai a fórmula mágica para os caldeirões das donas de casa de plantão!!



É muito bom observar que mais pessoas estão fazendo o sabão, a partir do óleo de cozinha usado. esta é uma atitude cada vez mais comum entre as pessoas conscientes e preocupadas com a questão ambiental.

Receitinha:

5 litros de óleo de cozinha usado.
2 litros de água.
200 ml. de amaciante.
1 Kg. de soda cáustica em escamas.

Preparo:
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente. Coloque com muito cuidado água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda cáustica. Adicione o óleo e mexa mais um pouco. Continue misturando até que a mistura fique cremosa. Acrescente o amaciante ou outros aditivos para perfumar o sabão. Coloque a mistura em uma forma e deixe secar. Corte o sabão em barras.




Dicas:
Se preferir, enquanto a consistência do sabão é ainda cremosa, coloque a mistura em um ou vários moldes, para endurecer.
O sabão deve permanecer pelo menos 2 a 3 semanas em uma prateleira , para amadurecer, antes de ser usado.
Use luvas e tome cuidado com os olhos, pois o hidróxido de sódio (soda cáustica) pode provocar queimaduras, alergias e irritações em contato com a pele.
Em caso de acidente lave com água corrente em abundância pelo menos 15 minutos.
Uma vez que o óleo é misturado com a solução de soda cáustica, a mistura não é mais perigosa.


Outro destino para o óleo usado é depositá-lo em coletores, ou levá-lo a uma loja Extra perto de sua casa, onde há coletores indicados para esta finalidade. De lá, o óleo de cozinha coletado será encaminhado por uma cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
E agora, com a lei que prevê a reutilização do óleo de cozinha usado na fritura de alimentos, recolher os resíduos do óleo deixa de ser apenas uma campanha de conscientização e passa a ser uma norma legal, sujeita a penalidades cabíveis. A
lei, aprovada em primeiro turno, na Câmara Legislativa determina que estabelecimentos comerciais, como restaurantes, cantinas e lanchonetes, e cidadãos recolham em recipiente próprio o óleo de cozinha utilizado na fritura de alimentos.



Fonte: Ecoblogs

Um comentário:

Joana disse...

Oi Jocemara.
Uma excelente dica. Também gosto de aproveitar as coisas, minimizar o efeito do lixo espalhado na nossa natureza. Você me perguntou como fazer os chaveiros, eu fiz pelo pap do blog da Naninha, tem o link dela na primeira postagem dos chaveiros. Ela faz alfineteiros mas eu adaptei para uso nos chaveiros. Beijos
Joana


Teatro de Páscoa

TEATRO DE PÁSCOA