quinta-feira, 26 de março de 2009

Porto Alegre, tchê!!!


Foto retirada do site: Pampas Informativos On Line
Hoje tu comemoras 237 anos
Nossa Porto Alegre,
com suas praças e campos que é pura faceirice para todos gaúchos
Uma Porto bem Alegre
Uma Porto querida
Por todos os gaúchos que hoje tu contagia!!
Parabéns tchê!!

terça-feira, 24 de março de 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

(re)Forma da Estupidez

Com a reforma ortográfica da língua portuguesa batendo em nossa cara, seja pelos telejornais com seus especiais ou em programas de debate sobre o tema, tenho ouvido de tudo, e lido, de tudo. Não estou me referindo aos inúmeros pensamentos e posicionamentos a respeito da relevância ou não do caso e, sim, às regras que juram que entraram em vigor esse ano. Uma delas se refere ao “de repente” que alguns dizem que será escrito junto: “derrepente".Eu sei, isso já acontece em inúmeros textos dos alunos desavisados que chegam a abrir a boca de espanto quando descobrem que se trata de dois vocábulos e não só de um. Mas, infelizmente para alguns, os professores de português continuarão a corrigi-los.Também tenho lido alguns textos de pessoas que se consideram na vanguarda dos acontecimentos e simplesmente arrancaram todos os acentos de todas as palavras. Até os pássaros perderam as asas. Passaros, talvez, sejam mais leves sem acento. Se for em uma escrita intencional, vá lá. O que não dá é para escrever esses absurdos a fim de tentar demonstrar a internalização de novas regras pra lá de complicadas.Ler sobre as novas regras (só ortográficas hein, na questão fonética fica tudo igualito) até parece fácil. Baixar os manuais, já disponíveis na internet, sobre o assunto, é tranquilo, mas passar a usar a nova ortografia como se já dominasse todas as regras para a escrita sair na maior fluidez, pelamor de Deus!Ando estudando as benditas há quase meio ano e não consigo entender o tal uso dos hífens. Tirar os acentos, o trema, pensando um pouco até que vai. Mas os hífens, que já eram chatinhos, agora ficaram complicadíssimos.Aqui, nem questiono o porquê dessas mudanças. Creio que as opiniões são diversas mesmo. Faz parte de toda mudança causar polêmica. Falar a respeito em tom apaixonado, defendendo cada ponto da reforma, deixo para aqueles que a idealizaram. Não sou contra, como uma militante de esquerda. O que condeno e denuncio é a tentativa de alguns de se sobrepujarem a outros, mais uma vez, com o domínio do conhecimento de forma mais fácil oferecida àqueles que estão em contato com a escola, com a academia, com a informação.Sinceramente, não é o trema ou a falta deste que me dirá o que pode um ser humano através de suas ideias. E, sim, sua força, suas palavras e sua prática. Contra isso não há regra capaz de tolher um espírito louco de vontade de ser acima do parecer e do ter.
Infelizmente, ficaremos por aí dando encontrões na estupidez de alguns que creem ser possível reformar o preconceito em outro mais atualizado. Diremos a esses pobres para ficarem sem seus tremas, sem seus acentos nas paroxítonas terminadas em ditongos abertos, para brigarem com o hífem. Embora eu precise me adptar, como professora de língua portuguesa, jamais permitirei que um ser humano deixe de se dizer por não se adaptar às regras, sejam quais forem. O que não dá mesmo para tolerar é a tentativa de depredação da auto-estima, da inovação da vontade, da busca pela felicidade. Isso, sim, é inaceitável em qualquer prova de vida.

««« Åñë ðë m¡rå »»»

Fonte: Blog da Ane de Mira.
*Uma professora adorável que entende o aluno como pessoa e não como aluno.*

sexta-feira, 20 de março de 2009

Abajur com bolas de gude!!!

Passei no blog da Fabi F. T. Artes em Ofício e troxe um lindo abajur de bolas de gude!!!
Lindo e melhor ainda tem o passo a passo.






««« F. T. Årtë§ ëm Øfí¢¡ø »»»

Almofadas...

Passeando pelos Blogs Criativos, achei este blog com umas almofadas lindas, super criativas e perfeita para qualquer sala.

««« å rtëmå ñhå ðë ¢rø¢hë »»» ««« å rtëmå ñhå ðë ¢rø¢hë »»»

O outuno...



Quando minha vó materna era viva ela sempre dizia: - Cuidado com o vento minuano!!

Eu não entendia o porque do minuano, mas tudo bem, colocava meu casaquinho.

E cada vez que chega o outuno lembro da minha vó.

O outuno é uma época de nostalgia e transição. Cuidado com o vento minuano...

*Dia Mundial da Água em Canoas*

Como sou uma dona de casa eu gosto muito de economizar em algumas coisas, como por exemplo, a água nossa de cada dia, acho que desperdiçar a água além de gastar dinheiro gasta tb uma das coisas que estão acabando por inconseqüêcia de alguns. Meu filho tem 5 anos e quero que ele aprenda a economizar tb, pois a água esta escaça em muitos lugares. Achei esta reportagem muito interessante.

Dia Mundial da Água em Canoas

"Olhos atentos e expressões de surpresa a cada explicação e processo apresentado. Foi desta forma que os cerca de cinquenta alunos da escola Ministro Rubem Carlos Ludwig, bairro Mathias Velho, reagiram à visita realizada hoje pela manhã a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, no bairro Niterói. A iniciativa integra uma série de ações alusivas ao tema Água e Saúde, que ocorrem desde o início da semana. O encerramento das atividades será no domingo, 22, Dia Mundial da Água, com diversas atividades no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), a partir das 9 horas.


PROGRAMAÇÃO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
:: Manhã
9h30: abertura do evento, com a Banda da Base Aérea.
9h45: entrega das águas coletadas nas nascentes de Canoas ao prefeito Jairo Jorge, pelas crianças do Projeto Peixe-Dourado.
9h50: palavra do secretário do Meio Ambiente, Celso Baronio.
9h53: abertura do evento pelo prefeito Jairo Jorge.
10h: performance do Grupo ART&DANÇA, com a música “Águas de Março”.
10h05: culto Ecumênico Inter-Religioso, com o Padre Eduardo Delazzeri, da Paróquia Imaculada Conceição, juntamente com a Coordenadoria da Diversidade e outras religiões e entidades.
11h15: apresentação dos Parceiros Voluntários (TRIBOS), música “Uma Escolha” – pela Escola Margot.
11h25: apresentação do Arroio Araçá – música - RAP Escola João Paulo.
11h35: apresentação do Arroio Araçá – peça teatral – Pai Thomé.
11h50: encerramento das atividades da manhã – Música Planeta Água.
::Tarde
13h: apresentação do Coral da Melhor Idade – Grupo Vocal Girassol.
17h: apresentação do Grupo ART&DANÇA, da professora Cristina Pereira.
17h40: apresentações: G.F Haendel – Concertino para Trompete e Cordas, (Orquestra Sacra da ULBRA), Música “VIDA” – Carlos H. Ludwig e Ricardo E. Garay (Coro Sacro da ULBRA), “Água Cristalina” (Coro e Orquestra Sacra da ULBRA), palavra do Prefeito de Canoas Jairo Jorge, apresentação da música Planeta Água, pelo Coro e Orquestra da ULBRA).


Fonte: TudoemCanoas
Notícia completa em: http://www.tudoemcanoas.com.br/noticias/prefeitura/472

Via campesina

Quando ouvi falar a respeito da via campesina pela primeira vez foi na destruição da Aracruz,
pois são tantas organizações em prol dos mais necessitados que não sabemos o nome de todas, fiquei horrorizada com essa situação e pensei: por que um bando de mulheres fariam isso?
Quer saber? não encontro resposta.
Não entendi ainda o que elas querem mostrar com essas atitudes, que no meu ponto de vista são tolas e desnecessárias. Fiz uma pesquisa no Google, e no Wikipéia por via campesina e achei um documentário bem interessante, segue abaixo:

“Via Campesina é uma organização internacional de camponeses que tem por objetivo defender os interesses desse segmento, que, segundo eles, representaria parte significativa da população mundial e historicamente seria mantida à margem dos benefícios da sociedade e das negociações de políticas nacionais e internacionais. Atualmente o secretariado internacional da Via Campesina (que é rotativo) está situado na Indonésia.
A organização foi responsabilizada direta e criminalmente, no Brasil, por diversos ataques e depredações a empresas e plantações, realizados como forma de protesto ou punição ao que a organização vê como políticas que estariam prejudicando o campesinato.
Objetivos
A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres . rurais e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa. Trata-se de um movimento autônomo, pluralista, mas com ligações políticas e econômicas. Está formada por organizações nacionais e regionais cuja autonomia é cuidadosamente respeitada. Está organizada em 8 regiões: Europa do Leste, Europa do Oeste, Nordeste e Sudeste da Ásia, Sul da Ásia, América do Norte, Caribe, América Central, América do Sul e na África.

A Via Campesina Brasil é composta pelos seguintes movimentos:
• MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
• MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores
• MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens
• MMC - Movimento de Mulheres Camponesas
• FEAB - Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil
• CPT - Comissão Pastoral da Terra
• PJR - Pastoral da Juventude Rural ”

Fonte: Wikpédia


O documentário nos fala no objetivo de defender os seus interesses, mas não é isso que ocorre, infelizmente a via campesina se resume a mulheres que não sabem se expressar e acabam destruindo o que grandes empresas constroem , podemos dizer que essas empresas empregam muita gente.Devemos nos conscientizar e dar um basta nessas crises de isteria.
Concordo com o manifesto de protestos e caminhadas a favor dos seus direitos, mas por que destruir?
Acredito que essa não é a melhor forma de se fazer política.

Agradeço a minha colega Cátia Silva que fez umas correções na ortografia.

domingo, 15 de março de 2009

Conversa entre duas crinaças



- E aí, véio?
- Beleza, cara?
- Ah, mais ou menos. Ando meio chateado com algumas coisas.
- Quer conversar sobre isso?
- É a minha mãe. Sei lá, ela anda falando umas coisas estranhas, me botando um terror, sabe?
- Como assim?
- Por exemplo: há alguns dias, antes de dormir, ela veio com um papo doido aí. Mandou eu dormir logo senão uma tal de Cuca ia vir me pegar. Mas eu nem sei quem é essa Cuca, pô. O que eu fiz pra essa mina querer me pegar? Você me conhece desde que eu nasci, já me viu mexer com alguém?
- Nunca.
- Pois é. Mas o pior veio depois. O papo doido continuou. Minha mãe disse que quando a tal da Cuca viesse, eu ia estar sozinho, porque meu pai tinha ido pra roça e minha mãe passear. Mas tipo, o que meu pai foi fazer na roça? E mais: como minha mãe foi passear se eu tava vendo ela ali na minha frente? Será que eu sou adotado, cara?
- Sabe a sua vizinha ali da casa amarela? Minha mãe diz que ela tem uma hortinha no fundo do quintal. Planta vários legumes. Será que sua mãe não quis dizer que seu pai deu um pulo por lá?
- Hmmmm. Pode ser. Mas o que será que ele foi fazer lá? VIXE! Será que meu pai tem um caso com a vizinha?
- Como assim, véio?
- Pô, ela deixou bem claro que a minha mãe tinha ido passear. Então ela não é minha mãe. Se meu pai foi na casa da vizinha, vai ver eles dois tão de caso. Ele passou lá, pegou ela e os dois foram passear. É isso, cara. Eu sou filho da vizinha. Só pode!
- Calma, maninho. Você tá nervoso e não pode tirar conclusões precipitadas.
- Sei lá. Por um lado pode até ser melhor assim, viu? Fiquei sabendo de umas coisas estranhas sobre a minha mãe.
- Tipo o quê?
- Ela me contou um dia desses que pegou um pau e atirou em um gato. Assim, do nada. Puta maldade, meu! Vê se isso é coisa que se faça com o bichano!
- Caramba! Mas por que ela fez isso?
- Pra matar o gato. Pura maldade mesmo. Mas parece que o gato não morreu.
- Ainda bem. Pô, sua mãe é perturbada, cara.
- E sabe a Francisca ali da esquina?
- A Dona Chica? Sei sim.
- Parece que ela tava junto na hora e não fez nada. Só ficou lá, paradona, admirada vendo o gato berrar de dor.
- Putz grila. Esses adultos às vezes fazem cada coisa que não dá pra entender.
- Pois é. Vai ver é até melhor ela não ser minha mãe, né? Ela me contou isso de boa, cantando, sabe? Como se estivesse feliz por ter feito essa selvageria. Um absurdo. E eu percebo também que ela não gosta muito de mim. Esses dias ela ficou tentando me assustar, fazendo um monte de careta. Eu não achei legal, né. Aí ela começou a falar que ia chamar um boi com cara preta pra me levar embora.
- Nossa, véio. Com certeza ela não é sua mãe. Nunca que uma mãe ia fazer isso com o filho.
- Mas é ruim saber que o casamento deles é essa zona, né? Que meu pai sai com a vizinha e tal. Apesar que eu acho que ele também leva uns chifres, sabe? Um dia ela me contou que lá no bosque do final da rua mora um cara, que eu imagino que deva ser muito bonitão, porque ela chama ele de 'Anjo'. E ela disse que o tal do Anjo roubou o coração dela. Ela até falou um dia que se fosse a dona da rua, mandava colocar ladrilho em tudo, só pra ele pode passar desfilando e tal.
- Nossa, que casamento bagunçado esse. Era melhor separar logo.
- É. só sei que tô cansado desses papos doidos dela, sabe? Às vezes ela fala algumas coisas sem sentido nenhum. Ontem mesmo veio me falar que a vizinha cria perereca em gaiola, cara. Vê se pode? Só tem louco nessa rua.
- Ixi, cara. Mas a vizinha não é sua mãe?
- Putz, é mesmo! Tô ferrado de qualquer jeito!

Século XXI....

sábado, 14 de março de 2009

Verbas para os Canoenses!!

Canoas recebe R$ 200 mil para investir na área da saúde

Por meio de emenda parlamentar do deputado Beto Albuquerque (PSB/RS) a Prefeitura receberá o valor de R$ 200 mil para ser utilizado na área da saúde. O recurso, anunciado pelo deputado, na tarde de hoje, 12 de março, em visita ao prefeito Jairo Jorge, servirá para projetos de prevenção e tratamento ao câncer de mama. O prefeito e a vice-prefeita, Beth Colombo, agradeceram a iniciativa e destacaram a importância da emenda para a população canoense.

**Com certeza as mulheres agradecem esta iniciativa, a saúde em geral esta precária e aos poucos e com muito esforço tenho certeza e confiança que chegaremos lá! Jô Amaral**


Notícia completa em: http://www.tudoemcanoas.com.br/noticias/prefeitura/432
Fonte: TudoemCanoas

sexta-feira, 13 de março de 2009

«Porque os homens não menstruam?»

Hoje na fila do café escutei uma indagação de uma colega que estava resmungando que me deixou pensativo: “porque não são os homens que menstruam?”. Não bastasse, ainda emendou “pois as mulheres já têm que ter os filhos”.
Na concepção dela já era demasia ter que carregar um filho por nove meses na barriga, sentir as dores do parto e ainda ter que estar de TPM de tempos em tempos. Há a tal TPM, problema dos tempos modernos, há sim, pergunte a sua vó ou alguém de mais idade se em seu tempo de jovem ouviam reclamações das moças, pois estavam de TPM?
Voltemos um pouco no tempo, não precisa muito, até a década de 70 ou 80, imaginemos a vida de uma moça de uns 18 anos, ela estuda, provavelmente em um colégio de freira, em casa trata dos afazeres do lar, como lavar, passar, bordar e afins. Definitivamente preparando-se para ser uma mãe respeitável. Uma vida tranqüila, pacata.
Agora retornamos a vida contemporânea. As mulheres trabalham e funções que se equivalem as dos homens, fazem faculdade e, algumas, ainda cuidam de filhos. Hoje em dia as mulheres buscam uma vida muito mais corrida e agitada do que as de épocas anteriores. Para as que já são mães talvez faltassem “aqueles” ensinamentos de outrora. Agora junte o estresse desse dia a dia com o desconforto gerado pelo ciclo menstrual… “BUM” torna-se uma bomba relógio, pronta a explodir a qualquer momento, isso é um perigo não só para as mulheres, mas também para qualquer um que esteja por perto.
Bom, pense agora um homem que tem seu cotidiano normal, alguns trabalhando com serviço braçal, ter que conviver com alterações iguais as provocadas no período menstrual. Daria na mesma! Imagina um policial: “Não posso correr atrás daquele ladrão porque estou com cólicas” ou um estivador “Não posso carregar peso hoje chefe” ou um servente “não posso fazer a massa porque não posso me molhar”.
Com isso seria criada a “licença medica por período menstrual” para essas profissões. Por isso que os não podem menstruar, pois foram criados para o trabalho pesado. Que todos, pelo menos, sejam compreensivo com este período desconfortável das mulheres.
Maldita TPM…
««§Jöñä§ Å®läñ§»»

Texto retirado do blog do Jonas Arlan>>> http://jonasarlan.wordpress.com/

terça-feira, 10 de março de 2009

»»» Bolsa para carro! «««

Passeando pelo bloguinho da Gabi Cantinho dos Miaus achei esta bolsa para prender no banco do carro.
Ela é enorme (a pedido da mamãe), 3 bolsas mais pequenas que dão para meter muita coisa, uma bolsa ao comprido que fecha com 2 molas de pressão e 3 presilhas (2 fixas e 1 que abre e fecha com botão).
««« ¢å ñt¡ñhø ðø§ m¡å µ§ »»»

««« ¢å ñt¡ñhø ðø§ m¡å µ§ »»»

Adorei!!! mãos a obra meninas!!!!

«·¤°|ÞøëMå§|°¤·»

*Perto do meu trabalho, Rua Félix da Cunha com 24 de outubro, ás vezes, encontro dois rapazes entregando papéis bem pequenos enroladinhos com uma fita cetim vermelha, certo dia eu peguei um e ouvi o que nem sempre ouvia "uma poesia??", eles perguntam, quando abri e li me apaixonei e resolvi postar p quem gosta se deliciar tb...

««Þö맡äs___Þö맡äs___»»
Ah moças de Porto Alegre
Quanta beleza lhes reserva Deus
É quase uma dor, penar ou febre
Quando passando as vejo nos olhos meus

Não existe por ai tal forma
Que quando na rua, por mim uma passa
Não foi dada regra, inexistente norma
Que explique ou condicione tal graça

Diante de ti meu corpo desanexo
No colorido pleno do teu sexo
Nem quero saber o que a baiana tem.

As moças de Porto Alegre, cheias de enfeites e brilhos
Que as outras, pobres, seguem os trilhos
Mas perto delas não são ninguém
.
Jonas Lewis

««§Pö맡äs Pö맡äs Pö맡äs§»»

Se as sinfonias de letras,
Tivessem um destino ou direção,
Que coisa arrebataria,
Que recônditos de um coração?

Desdenharia tais formas,
Se os rabiscos,
Como as nuvens são no céu.

Se as lágrimas disformes,
Pudessem se explicar,
Engasgando esta mentira,
Eu deixaria de chorar.

E se o amor não for amor,
Se for lógico ou sensato,
Queimem minhas flores,
Que eu de triste até me mato.

Jerônimo Milone

«·¤°ÞøëMå§ ÞøëMå§ °¤·»

segunda-feira, 9 de março de 2009

—¤÷(`[¤ Dia Internacional da Mulher ¤]´)÷¤—

Fiquei emocionada sexta-feira qdo cheguei em casa e fui recepcionada pelo meu filho, ele fez um bilhete na creche para me homenagear pelo dia Internacional da Mulher

—¤÷(`[¤ ¤]´)÷¤—

Esta sou eu, achei muito interessante pq ele disse que eu estou com um vestido verde q eu tenho!!

Sei que parece uma gorda descabelada... Mas não é ...

Sou euzinha, caricatura que meu filho fez ...

—¤÷(`[¤ ¤]´)÷¤—

Ah esta ai embaixo tb sou eu com chapinha hehehehe

E com um vestido lindo azul... ..

—¤÷(`[¤ ¤]´)÷¤—

OBS: Meu filho tem cinco anos...
E isto me conforta muito...

Parabéns a todas as mulheres mães ou não...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Cartilha do Consumidor

O PROCON criou uma cartilha para os consumidores, eu li e esta de fácil acesso para nós que somos leigos, vale a pena ler e saber mais dos nossos direitos.

Dia Internacional da Mulher

´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.



Mulheres, personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã...amiguíssimas
Imposível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.

Como mãe, semeia esperança
Como irmã, espalha fervor
Se esposa, há perseverança
Se sofrida, nos causa dor
Se trabalhadora, emite confiança,
Mas em tudo, cultiva o amor.

Mulher, símbolo da vida,
Imagem de perfeição.
Tantas vezes abatida
Por causa da traição
De alguém que, "enlouquecida"
Entregou seu coração.

Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois está sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor...fé,
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.
Parabéns da mulher!!!

Recebi este e-mail da empresa onde trabalho:
EMPREZA TRABALHO TEMPORÁRIO LTDA



E parabenizo a todas nós que temos a dádiva de ser mulher!!

´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.*´¯`´¯`*.¸¸.

Teatro de Páscoa

TEATRO DE PÁSCOA